24 maio 2020

1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução atinge a histórica marca de 200.000 horas de voo


No dia 19 de maio de 2020, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) materializou a histórica marca de 200.000 Horas de Voo alcançadas, sobrevoando a Região dos Lagos em voo de formatura. O Esquadrão, com 58 anos de história, é responsável pela formação prática dos pilotos da Aviação Naval e grande parte destas horas foram destinadas à nobre arte da Instrução de Voo.

O Comandante da Força Aeronaval em companhia do Comandante do EsqdHI-1, liderou a Esquadrilha “Garça Cinza”, composta por quatro aeronaves do modelo Bell Jet Ranger atingindo o feito em pleno voo por volta das 10:15h no fuso local. Após o voo houve o descerramento de uma placa, representando a importância da marca para o EsqdHI-1 e também para toda a Aviação Naval, uma vez que o Esquadrão é o “berço” da aviação em asas rotativas da Marinha do Brasil.

Como preparativo para a realização deste voo, seguindo os protocolos estabelecidos para a prevenção de contaminação das tripulações envolvidas, em função da pandemia mundial do COVID-19, além do uso de máscaras, todas as aeronaves foram esterilizadas pelos militares componentes da Unidade de Descontaminação Volante da Esquadra de São Pedro da Aldeia (UDVE-SPA).

Apesar da particular situação vivida, o EsqdHI-1 continua cumprindo sua missão de realizar a parte prática do Curso de Aperfeiçoamento em Aviação para Oficiais (CAAVO), visando à formação de mais uma turma de Aviadores Navais, bem como mantém a realização dos voos de adestramento, buscando manter a máxima prontidão operativa da Unidade Aérea, possibilitando ainda que as aeronaves IH-6B, eventualmente, sejam empregadas em tarefas de Emprego Geral, mediante demanda específica do Comando da Força Aeronaval.


IH-6B Bell Jet Ranger




FONTE: Comando da Força Aeronaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também