03 março 2020

Marinha assina nesta quinta-feira contrato para construir navios 'Classe Tamandaré' em Itajaí

Navio 'Classe Tamandaré'

Por Dagmara Spautz

A Marinha do Brasil assina nesta quinta-feira (5), no Rio de Janeiro, o contrato com o consórcio Águas Azuis, que venceu a licitação para construir quatro navios 'Classe Tamandaré'. As embarcações, do tipo corveta, serão produzidas no estaleiro Oceana, em Itajaí. O contrato é estimado em US$ 1,6 bilhão – um projeto que promete dar nova vida à indústria de construção naval, movimentar empregos e uma cadeia de suprimentos pelo Estado.


A expectativa era que o contrato fosse assinado ainda no ano passado, mas uma denúncia do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pernambuco, que questionou a licitação ao Tribunal de Contas da União (TCU), atrasou o processo. No fim de novembro, a representação foi arquivada.

A assinatura, no entanto, dependia do alinhamento de uma série de itens. Não é um contrato comum: a Marinha escolheu o projeto da corveta alemã Mekko 100, e adaptou os itens da embarcação, um a um, às necessidades brasileiras. 


Armamentos

Sensores

A construção dos navios 'Classe Tamandaré' prevê transferência de tecnologia entre Alemanha e Brasil - o consórcio Águas Azuis é capitaneado pela Thyssenkrupp e pela Embraer.

Os inúmeros detalhes fizeram com que a data de assinatura fosse alterada mais de uma vez. Na segunda-feira (02), a Emgepron, empresa de projetos da Marinha, chegou a informar à coluna que o contrato só seria assinado no dia 20 de março. Mas o envio dos convites, nesta terça, confirmou a cerimônia para esta quinta.

O local escolhido foi o Arsenal da Marinha, que fica na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro. 



Empregos


A construção das corvetas deve gerar 2 mil vagas de emprego diretas em Itajaí, e até 8 mil vagas indiretas. A expectativa é que a contratação ocorra em 2021, quando o projeto executivo das embarcações estiver concluído.

FONTE: NSC Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também