09 fevereiro 2020

MISSÃO CUMPRIDA! Brasileiros em casa. Bem de saúde e assintomáticos


Por Mariana Alvarenga

Anápolis, 09/02/2020 – Por volta das seis horas da manhã deste domingo (9), os dois aviões Embraer 190, pertencentes à Força Aérea Brasileira (FAB), pousaram, sob tempo nublado, fina chuva e muita ventania, na Ala 2 (Base Aérea de Anápolis). As aeronaves transportavam 31 brasileiros e 3 diplomatas em missão que foram repatriados de Wuhan, na China, para o Brasil. Ao todo chegaram 58 pessoas, incluindo os militares da FAB, médicos do Ministério da Saúde, diplomatas, e profissional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que realizou a cobertura jornalística da viagem. Na bagagem, alívio, reconhecimento e gratidão.

A Operação “Regresso à Pátria Amada Brasil” realizou cerca de 150 horas de voo no total, somando as quatro aeronaves envolvidas nessa repatriação. Na chegada, o Coronel Antônio Luiz Soares, vice-chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica fez um breve pronunciamento. "Agora, iniciamos uma nova fase, que terá como objetivo oferecer aos repatriados o conforto, o bem-estar e acesso à comunicação de qualidade para contato com seus familiares".



Segundo o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, General Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, a equipe médica a bordo dos aviões informou que todos os 34 passageiros estão muito bem de saúde e assintomáticos. Agora seguem para avaliação médica da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás e depois iniciam a rotina de quarentena com três consultas médicas por dia, concluiu o Secretário.


Os repatriados foram deslocados para as suas novas acomodações e o próximo passo será, além da inspeção de saúde, o recebimento de orientações para o dia a dia deles no hotel, como horário de alimentação, entretenimento, lavagem de roupa e limpeza dos apartamentos.

“A nossa torcida é atender totalmente os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa, com apoio da Secretaria do Estado de Goiás”, informou o Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, que coordenou a missão.


“Se você imaginar a quantidade de países no mundo que vão buscar os seus nacionais, o Brasil foi um dos primeiros. Somos um dos países mais distantes e, quando o presidente tomou a decisão, na segunda-feira (03), viramos nossa ampulheta e, cinco dias depois, estamos recebendo aqui nossos 34 brasileiros”, enfatizou o Brigadeiro Damasceno.

VC-2 (Embraer 190)

Ele ressaltou que a Operação Regresso à Pátria Amada Brasil é formada pelo esforço conjunto das três Forças Armadas, em interoperabilidade – termo usado para se referir ao trabalho integrado da Marinha, Exército e Aeronáutica. Além de ministérios da Saúde e das Relações Exteriores e agências, que tornaram possíveis a preparação do Hotel e todo o procedimento para receber os brasileiros.

Fotos: Keven Cobalchini

FONTE: Ascom Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também