10 fevereiro 2020

J-11 x Gripen: novas informações sobre combates dissimilares na Tailândia

Caças J-11 da PLAAF

Um relatório do início de dezembro de 2019 de dentro da República Popular da China (RPC) revela detalhes técnicos não divulgados anteriormente dos caças Su-27 da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF), que perderam a maioria dos combates simulados em um exercício conjunto ocorrido em novembro de 2015 com o 701 Esquadrão de Caça da Força Aérea Real da Tailândia (RTAF). Esta unidade tailandesa opera oito Saab JAS-39C e quatro JAS-39D Gripen.


O exercício, conhecidos como “Falcon Strike 2015”, foi o primeiro de três exercícios e foram detalhados em uma palestra proferida por um dos pilotos mais fortemente condecorados da PLAAF, coronel Li Chunghua Hua (李中華), na Universidade Politécnica do Noroeste da RPC (大学 工业 大学) em Xi’an, província de Shaanxi.

Li é descrito como um dos pilotos mais experientes do Sukhoi Su-27SK / J-11A na PLAAF, com cerca de 3.200 horas em jatos, muitas delas no Sukhoi de fabricação russa. Suas revelações são inéditas e são avaliadas pela inteligência dos EUA como demonstrando uma preocupação crescente dentro do corpo de oficiais por deficiências no regime de treinamento do quadro de pilotos da PLAAF.

Esses primeiros exercícios foram realizados na Base da Força Aérea Real Tailandesa de Korat e mostraram as vantagens do Gripen menor e mais avançado tecnologicamente sobre o Sukhoi russo. Várias das conclusões de Li sobre o exercício são listadas abaixo:


  • O desempenho do JAS-39 dentro do envelope dentro do alcance visual (WVR) foi pior. Durante um período de dois dias, os pilotos do PLAAF abateram 25 Gripen com uma perda de apenas um Su-27. O Su-27 possui vantagem sobre o desempenho do JAS-39 devido aos seus mais potentes motores Salyut AL-31F, e a aeronave sueca foi prejudicada por estar equipada com o AIM-9L Sidewinder da geração mais antiga, em vez da atual míssil Diehl IRIS-T de última geração.
  • Após a transição do exercício para um combate além do alcance visual (BVR), a superioridade do JAS-39 tornou-se rapidamente aparente. A aeronave sueca abateu 41 Su-27 durante um período de quatro dias, com a perda de apenas nove JAS-39.
  • Os Su-27 pilotados pelo PLAAF estavam operando com uma versão modificada do radar NIIP N001 que poderia disparar o míssil ar-ar (AAM) Vympel RVV-AE. Mas seu alcance efetivo de detecção foi de apenas 120 km em comparação com o Ericsson PS-05 / A do JAS-39, a 160 km. O Raytheon AIM-120 AAM do Gripen também ultrapassou o alcance do RVV-AE (80 km contra apenas 50 km para o míssil russo).
  • Li afirmou que a seção reta radar (RCS) muito menor do JAS-39C / D de 1,5-2,0 m² era um fator importante, pois o Su-27 muito maior é mais fácil de detectar. O JAS-39 também podia disparar até quatro AIM-120 simultaneamente, mas o Su-27 apenas um RVV-AE por vez.

O Gripen atingiu 88% de suas vitórias a 30 quilômetros ou mais, enquanto o Su-27 teve apenas 14% de suas vitórias nesse intervalo. O RTAF também teve 10 vitórias a uma distância de mais de 50 quilômetros, em comparação com zero vitórias de longa distância pelo Su-27.

Nos exercícios subsequentes, o PLAAF se saiu melhor enviando o Chengdu J-10A – e depois em 2019 o J-10C – no lugar do Su-27. Li apontou que o J-10C era mais parecido com o JAS-39C / D, pois “seu radar ativo melhora significativamente a distância de detecção e a capacidade de ataque de vários alvos, a tomada de ar do J-10C reduz a exposição da aeronave ao radar enquanto o míssil PL-15 aumenta o alcance, tornando-o uma plataforma além do horizonte.”


J-11 e J-10

Li também comentou que a versão de última geração do Gripen, o JAS-39E, provavelmente apresentará desempenho de combate ainda mais avançado. Seu interesse pela aeronave é semelhante ao interesse de especialistas em inteligência do PLA, cuja fixação no design e no desenvolvimento do Gripen é encarada como um modelo a ser seguido pela indústria da RPC.

FONTE: AINonline


Tradução e Adaptação: Poder Aéreo, a partir do original em inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também