10 setembro 2019

FOTOS: Operação UNITAS LX (2019) – Marinha dos EUA


As imagens deste post foram divulgadas pela Marinha dos EUA e SOUTHCOM (U.S. Southern Command).

Elas mostram o navio de desembarque doca USS Carter Hall operando durante a Operação UNITAS LX (2019) com helicópteros da Marinha do Brasil e lançando LCAC (Landing Craft, Air Cushion).

Os americanos também empregaram os AAV (Amphibious Assault Vehicle), conhecidos como CLAnF no Brasil.

Realizada de 19 a 30 de agosto, a Operação UNITAS LX, exercício marítimo multinacional organizado pelos Estados Unidos desde 1959, visou fortalecer parcerias marítimas e melhorar a interoperabilidade, possibilitando aos países participantes treinarem a condução de operações navais conjuntas em forças-tarefa multinacionais. Pela primeira vez, neste ano, o foco do UNITAS foi testar a capacidade de cooperação regional marítima em cenários de ajuda humanitária e resposta a desastres naturais.

Além de Estados Unidos e Brasil, Argentina e Peru contribuíram com navios e aeronaves. Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai e Reino Unido participaram com suas delegações, enquanto Japão e Portugal estiveram observando, totalizando, assim, 13 nações, 14 navios ou embarcações, um submarino, oito helicópteros e cinco aeronaves de asa fixa.

O navio americano USS Carter Hall deixou Norfolk, na Virgínia, no dia 4 de agosto, com cerca de 350 militares da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais a bordo. Além da operação no mar, houve uma etapa anfíbia, que consistiu em uma simulação da coordenação de ajuda humanitária a partir da Ilha da Marambaia.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também