10 setembro 2019

Brasil recebe aeronave Gripen F-39 na Suécia

Cerimônia de entrega da primeira aeronave Gripen F-39

Linköping (Suécia),10/09/2019 - A primeira aeronave brasileira Gripen foi entregue nesta terça-feira (10), pela empresa Saab, em Linköping, na Suécia. A partir de agora inicia o programa de ensaios em voo.

Inicialmente, os ensaios em voo serão feitos na Suécia e, até o final de 2020, a aeronave segue para o Brasil para dar continuidade à campanha de testes no país. Em 2021, será iniciada a entrega à Força Aérea.

A cerimônia que marca a entrega da primeira aeronave contou com a presença do Ministro da Defesa do Brasil, Fernando Azevedo, do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, do Embaixador do Brasil na Suécia, Nelson Antonio Tabajara de Oliveira, do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Almirante Garnier, Ministro da Defesa da Suécia, Peter Hultqvist, do Comandante da Força Aérea Sueca, Major General Mats Helgesson, ; e, representando a Saab, Håkan Buskhe, Presidente e CEO da empresa, além do Vice-Presidente Sênior e head da área de negócios Aeronautics na Saab, Jonas Hjelm.

Durante a solenidade, Fernando Azevedo destacou que “o Gripen aumenta a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira e impulsiona uma parceria que garante transferência de tecnologia para o Brasil, fomenta a pesquisa e o desenvolvimento industrial dos dois países”.

O Comandante da Força Aérea Brasileira enfatizou que 
“o F-39 Gripen representa significativo salto tecnológico na aviação de caça, mas também exemplo exitoso de desenvolvimento colaborativo, baseado na transferência de tecnologia e fomento à base industrial de defesa”.

O Tenente-Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez disse ainda que o Gripen já traz benefícios para a sociedade brasileira desde a sua concepção.

A parceria com a sueca Saab teve início em 2014 com o contrato para o desenvolvimento e produção de 36 caças Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas relacionados, suporte e equipamentos.

Contrato prevê a produção de 36 caças Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira

A Saab está impulsionando o desenvolvimento da indústria aeronáutica local por meio das empresas parceiras no programa Gripen Brasileiro, que inclui amplo programa de transferência de tecnologia ao Brasil, que será entregue pelo prazo de aproximadamente dez anos.

As aeronaves brasileiras Gripen E/F são desenvolvidas e produzidas com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. Essa integração faz parte da transferência de tecnologia e visa proporcionar o conhecimento prático necessário para a execução dessas mesmas atividades no Brasil.

A partir de 2021, a montagem completa de 15 aeronaves começará no Brasil. O desenvolvimento do Gripen F, de dois lugares, está progredindo com atividades abrangentes no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Network), em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. As entregas do Gripen F devem começar em 2023.


Discurso do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo

Com informações da Saab
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também