06 agosto 2019

VII Workshop do Sistema ASTROS – Simulação


Formosa (GO) –
O Estado-Maior do Exército, sob coordenação do Programa Estratégico do Exército ASTROS 2020, promoveu entre os dias 15 e 18 de julho, no Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, em Formosa/GO, o VII Workshop do Sistema ASTROS – Simulação.

Simulação Integrada entre as Forças – uma visão de futuro, foi o tema de abertura realizada pelo Gen Ex Freitas, Comandante de Operações Terrestres. O Gen apresentou uma visão de futuro com a Simulação Integrada entre as 3 (três) Forças, apresentou a importância do Sistema ASTROS para emprego e preparo do COTER, também falou sobre as vantagens da simulação na economia de recursos, na eliminação de riscos, na proteção ao meio ambiente, dentre outras.


Em entrevista, quando perguntando ao Gen Ex Freitas, como ele vê a evolução da Simulação dentro do Exército Brasileiro rumo a uma Simulação Integrada, o Gen respondeu que “É uma necessidade em função da realidade. Nós já temos alguns trabalhos iniciais onde integramos os tipos de simulação. Nós percebemos que a Simulação é uma necessidade para os próximos passos, como já vimos em Exércitos mais desenvolvidos onde a simulação já é uma realidade. Nós já sabemos qual é o nosso projeto de futuro, nós sabemos onde queremos chegar. Como eu já disse, é uma necessidade, então temos que buscar. Como nós temos muitos projetos no Exército, muitos Programas, trabalhos como esses que foram realizados aqui são fundamentais para que possamos ajustar as percepções de muitas aquisições que estão dispersas, para que tudo seja conduzido de tal forma a integrar a nossa simulação futura, que é fundamental para nós, COTER, o preparo e o emprego da Força. Falamos de operacionalidade, falamos de Simulação, para nós esse trabalho que está sendo feito aqui é de vital importância.”

Instrutores especializados ministraram várias palestras sobre os diversos tipos de simulação e simuladores, bem como sua integração com as Forças.

A sétima edição do Workshop buscou a troca de conhecimentos e experiências dentre os presentes.




Participaram do Workshop além de Oficiais Generais do Exército, representantes da Marinha, da Aeronáutica e a Universidade Federal de Santa Maria, que apresentou o Projeto Sistema Integrado de Simulação ASTROS: uma parceria de sucesso.

Também participaram empresas do ramo de simulação, EMBRAER, AEL, Collins Aerospace, SAAB, AVIBRAS, RUAG e RC Consultoria apresentando seus Portfólios de possibilidades de Simulação e desenvolvimentos de cabines.

FONTE e FOTOS: EPEx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também