10 agosto 2019

Tanque leve chinês VT-5 receberá sistema de proteção ativa

Tanque leve NORINCO VT-5

O tanque leve feito para exportação da China, VT-5, será equipado com um sistema de proteção ativa, informou a emissora estatal do país, que permitirá que o tanque de blindagem fina amplie significativamente sua capacidade de defesa.

Um sistema de proteção ativa pode detectar projéteis hostis e disparar foguetes de interceptação para detoná-los antes que eles atinjam o tanque, informou a China Central Television (CCTV) no sábado.

A China anunciou o desenvolvimento de tal sistema em 2017, segundo a reportagem.

“Comparado a um tanque de batalha pesado, um tanque leve como o VT-5 carrega uma blindagem mais leve, significando proteção passiva mais fraca. Usar um sistema de proteção ativa seria uma ótima escolha”, disse um especialista militar que pediu anonimato ao Global Times no domingo.

Este sistema é pequeno e leve, disse a CCTV, tornando-o viável em um tanque leve.

O sistema de proteção ativa é uma tecnologia avançada que a maioria dos tanques do mundo ainda não está equipada devido aos altos custos, disse o especialista.

O tanque também é equipado com um sistema de sensor que envia um aviso quando o tanque é atingido por um feixe de laser, que pode notificar os operadores a realizar manobras evasivas como a liberação de fumaça, informou a CCTV.

Feito pela estatal North Industries Group Corporation (NORINCO) e visto pela primeira vez no Airshow China 2016 em Zhuhai, província de Guangdong, sul da China, a VT-5 tem um enorme potencial para ser atualizado e customizado, disseram analistas.

Pesando de 33 a 35 toneladas, o VT-5 tem apenas metade do peso dos tanques de batalha principais, como o M1A2 dos EUA, permitindo que ele seja mais rápido com aceleração mais rápida, superando a maioria dos outros tanques por uma grande margem, segundo o relatório da CCTV.

O objetivo do tanque leve é ​​operar em lugares onde os tanques de batalha normais não poderiam chegar facilmente, como florestas densas, desertos, redes de água, campos de arroz e planaltos, disse a CCTV citando um desenvolvedor do VT-5, a NORINCO.

O VT-5 está equipado com um canhão de 105 milímetros capaz de disparar com precisão uma grande variedade de projéteis, incluindo projéteis perfurantes e mísseis lançados de canhão, segundo a reportagem.

Apesar da proteção passiva relativamente mais fraca, o VT-5 ainda é equipado com múltiplas unidades de blindagem explosivas reativas, de acordo com a CCTV.

O Exército Popular de Libertação encomendou recentemente o Type 15, outro tanque leve chinês, segundo o Ministério da Defesa Nacional, embora ainda não tenha aparecido em público.

O Type 15 provavelmente tem muitas características do VT-5, já que os dois podem compartilhar algumas raízes comuns, mas o Type 15 poderia ser ainda melhor no compartilhamento de informações de comunicação, disse o especialista anônimo.

Type 15




VÍDEO



FONTE: Global Times via Forças Terrestres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também