Saab oferece caças Gripen à Colômbia para substituir seus Kfir

Gripen E brasileiro em montagem final. Foto: Saab

A Saab está oferecendo seus caças Gripen E, de assento único, e Gripen F, de assento duplo, à Força Aérea Colombiana (FAC), para substituir sua frota de caças Kfir da Israel Aerospace Industries (IAI).

Jonas Hjelm, diretor da área de negócios aeronáuticos da Saab, disse ao Jane's no dia 10 de julho durante a Feira Aeronáutica Internacional (F-AIR), na Colômbia, que a companhia ofereceu 12 Gripen E e 3 Gripen F à Força Aérea Colombiana. Ele disse que a Colômbia está procurando por caças multimissão de superioridade aérea e que a Saab acredita que seus Gripen se encaixam perfeitamente nesses requisitos.


Hjelm disse que ainda era cedo para dizer onde 
os Gripen colombianos seriam produzidos se a empresa fosse escolhida, mas acrescentou que a Saab poderia usar as instalações existentes no Brasil e na Suécia para produzir os caças. A Saab, disse ele, está oferecendo um pacote de transferência de tecnologia muito abrangente, já que sabe que a Colômbia quer que sua indústria aeronáutica dê um passo adiante em maturidade.

A Saab está concorrendo com o 
F-16 Block 70 Fighting Falcon da Lockheed Martin e o Eurofighter Typhoon, enquanto a IAI está oferecendo o Kfir Next-Generation (NG), versão atualizada do Kfir. Atualmente, a Colômbia opera o Kfir Block 60.

Por Pat Host, Washington, DC - Jane's Defense Weekly

FONTE: Jane's

Tradução e Adaptação: Defesa Brasil Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Primeiro caça Gripen da FAB já está a caminho do Brasil

Primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira – Foto: Saab O primeiro caça F-39 Gripen E brasileiro já deixou a Suécia a bordo de um navio mer...