26 março 2024

O carro de combate Kaplan será demonstrado no Brasil


Por Paulo Roberto Bastos Jr.

A empresa turca FNSS Savunma Sistemleri (uma “joint venture” da Nurol Holding com a BAE Systems) e a belga John Cockerill Defense deverão trazer ao Brasil uma viatura blindada de combate (VBC) Kaplan-MT, um carro de combate equipado com a torre Cockerill® 3105.

A viatura se encontra atualmente em processo de trâmites aduaneiros, com previsão de chegada ao país entre março e abril, para participar da Festa da Cavalaria, a tradicional solenidade nacional Alusiva ao patrono da Arma de Cavalaria, o Marechal Osório, que ocorre na cidade de Tramandaí (RS), em maio.

Após a solenidade é prevista que a viatura seja enviada ao Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), em Santa Maria (RS), para fazer demonstrações, como ocorreu com o CV90 no ano passado.

Kaplan-MT (Fotos FNSS)

CONCEITO DE FAMÍLIA

O Kaplan-MT (“Medium Tank”) é uma viatura de combate projetada para atender às necessidades emergentes da guerra moderna, com peso reduzido e grande mobilidade, dentro do conceito Medium Main Battle Tank (MMBT), e que poderá nortear boa parte dos blindados de combate da próxima geração, incluindo o Exército Brasileiro (EB), que acompanha atentamente estas tendências visando a substituição de seus atuais carros de combate Leopard 1A5BR.

Foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a FNSS e a empresa PT Pindad, da indonésia, de um acordo entre os dois países, e entrou em serviço Exército da Indonésia neste ano, com o nome de “Harimau” (*).

Está equipado com uma torre modular Cockerill® 3105, com proteção STANAG 4569 level 5 e armada com um canhão de 105mm e 53 calibres, de alta pressão (HP), sistema de carregamento automático (“autoloader”) e com uma elevação de tiro entre -10º e + 42º. Possui ainda uma metralhadora coaxial de 7,62x51mm e pode receber uma metralhadora de 12,7x99mm (.50 BMG), ou lançador de granadas de 40mm, em reparo manual ou em sistema de armas remotamente controlado (SARC), um moderno sistema de lançamento de granadas fumígenas, com oito cargas para pronto emprego, e com a tripulação dispondo de grande suíte de sensores, em uma arquitetura eletrônica completamente digital, permitindo o engajamento contínuo do alvo e acompanhamento automático (“auto tracking”) e a função “caçador-matador” (“hunter-killer”), que possibilita ao comandante trazer o armamento para a direção em que estiver observando, mantendo-o em seu controle e efetuando o disparo, sem a interferência do atirador.


Essa torre é uma das mais modernas de sua categoria, podendo receber diferentes armamentos, de diferentes calibres, e atualmente equipa diversas viaturas de combate, dentre ela o LAV 700 Assault Gun (que participou da concorrência do VBC Cav) e o Leopard 1A5 demonstrado na Eurosatory de 2022.

O Kaplan possui uma tripulação de três ocupantes (motorista, artilheiro e comandante) e um peso de combate da ordem de 30 toneladas, que devido a sua motorização, um Caterpillar C13, de 711CV e montado na parte traseira, com suspensão por barras de torção e uma transmissão automática Allison X300, garante uma grande mobilidade, permitindo alcançar uma velocidade final de 78km/h (em estradas), capacidade de atravessar valas de 2m e obstáculos verticais de 0,9 m, com uma autonomia de 450km.

Kaplan-30 NG, equipado com um canhão de 30x173mm

A FNSS está investindo no desenvolvimento de toda uma família baseada na plataforma do Kaplan, como transporte de tropas, plataformas para sistemas anticarro e viaturas de combate autônomas, mas, para o EB, os projetos para viaturas blindadas de combate de fuzileiros (VBC Fuz), com diferentes configurações de armamento e peso, e podem ser interessantes opções no futuro projeto de aquisição desse novo sistema de armas para a Força Terrestre, dentro do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas (Prg EE F Bld), e outros fabricantes, em breve, deverão anunciar demonstrações de suas viaturas no Brasil.

(*) KAPLAN e HARIMAU significam TIGRE em seus respectivos idiomas.


Copyright (c) 2024 Raffer Editorial / Tecnologia & Defesa
Todos os direitos reservados
Todos os textos, imagens, gráficos, vídeos e outros materiais são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes à Raffer Editorial e seus respectivos autores.





Paulo Roberto Bastos Jr.
Engenheiro de automação e Pesquisador militar, especialista em blindados e forças motomecanizadas da América Latina e Caribe.





Nota do Defesa Brasil Notícias: Matéria reproduzida com autorização do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também