18 fevereiro 2024

REMAN é adotada pelo Exército


Por Paulo Roberto Bastos Jr.

O Exército Brasileiro (EB) publicou a portaria 1.243-EME/C Ex em que “adota a torre manual REMAN, da empresa Ares, integrada à plataforma veicular VBTP-MSR 6X6 Guarani”. Esta é uma importante etapa para a aquisição de sistemas nacionais pela Força Terrestre.

De acordo com Frederico Medella, diretor comercial e marketing da Ares Aeroespacial e Defesa, do Grupo Elbit System, “a adoção da torre manual REMAN é motivo de muito orgulho para empresa. Foram anos de investimentos e dedicação no desenvolvimento de uma solução 100% nacional altamente customizada para o Exército Brasileiro. Essa adoção também é fruto da parceria estratégica da ARES com o Departamento de Ciência e Tecnologia do EB”.

REMAN meia cúpula instalada em uma VBMT 4×4 Guaicurus

Medella está confiante que haverão mais aquisições: “agora, vamos avançar nas discussões com o EB e nos preparar para fornecer um lote de torres ainda neste ano. Em paralelo, a nosso time de engenharia vai dar continuidade no projeto de integração dessa torre no 4X4 Guaicurus”, concluiu.

O EB já possui em operação duas REMAN, e já a utilizou em uma simulação de combate, participando da Missão CORE 23 (Combined Operation and Rotation Exercise 2023), um exercício conjunto com o Exército dos Estados Unidos (US Army), realizado em novembro de 2023, no Estado de Roraima, quando uma VBTP 6X6 Guarani equipada com REMAN foi a viatura do grupo de combate mecanizado do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva (23º Esqd C Sl).

A adoção de mais unidades reforçará a posição da Ares como a principal e a única empresa do país que desenvolve, produz e fornece sistemas de armas e torres para as Forças Armadas Brasileiras.

Capacitação operacional dos militares do 23º Esqd C Sl para a CORE 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também