19 dezembro 2023

Arsenal de Guerra conclui teste de novos morteiros

Tecnologia militar



Rio de Janeiro (RJ) – O Arsenal de Guerra do Rio realizou uma série de tiros técnicos para a validação de 19 morteiros fabricados e de um morteiro revitalizado em suas instalações, entre os dias 12 e 13 de dezembro.

Os testes consistem em uma bateria de tiros técnicos, com cargas e angulações distintas, com o objetivo atestar o funcionamento de todos os componentes do armamento. A equipe de especialistas também realiza medições de pressão e velocidade de boca, com base nas normas do Exército Brasileiro. Os dados coletados passam por uma rigorosa análise. Após a aprovação dos resultados, os morteiros são distribuídos para as unidades do Exército, onde a tropa pode operá-los em segurança.



Durante os dois dias de testes, foi realizada mais de uma centena de tiros para viabilizar a entrega dos seguintes armamentos:

  • 15 Morteiros Médios Antecarga 81 mm, fabricados no Arsenal de Guerra;
  • 4 Morteiros Pesados P 120 M2A1 Raiados, fabricados no Arsenal de Guerra; e
  • 1 Morteiro 81 mm Royal Ordnance, revitalizado.

Com a aprovação na inspeção metrológica, o Arsenal de Guerra do Rio planeja finalizar os trabalhos de produção e iniciar a entrega dos morteiros a partir do dia 22 de dezembro de 2023.




O Arsenal é subordinado à Diretoria de Fabricação e realizou os testes com o apoio do Centro de Avaliações do Exército, que disponibilizou linha de tiro, equipamentos, pessoal e garantiu as condições de segurança. O trabalho conjunto entre as organizações garante a efetividade do Sistema de Ciência e Tecnologia, dedicado a prover os mais avançados materiais de emprego militar.

Fotos: Sd Pessoa e Sd Dejam
FONTE: Arsenal de Guerra do Rio

Um comentário:

  1. Boa notícia, gostei muito 🙏🏻👍🏻😉🇧🇷🇧🇷

    ResponderExcluir

Leia também