27 outubro 2023

Akaer recompra ações da Saab e consolida expansão


Por Rossi Comunicação

A atual controladora da Akaer Participações S.A., a Connectus Gestão e Participações Ltda., anuncia a recompra das ações da Saab (de 42,21%) na Akaer Participações (Holding). A transação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Brasil (CADE) sem restrições. A Saab detinha essas ações da Akaer, com quem celebrou uma parceria estratégica no Programa Gripen Brasileiro. Os outros 57,79% já pertenciam à Connectus.

Com uma trajetória de 31 anos dedicada ao desenvolvimento de soluções nas áreas de Defesa, Aeroespacial, Energia e Indústria 4.0, as empresas da Holding, Akaer Engenharia, Opto SD e Equatorial Sistemas, denominadas conjuntamente como Grupo Akaer, ou simplesmente Akaer, têm ampliado sua presença no cenário global, estabelecendo negócios em mais de 20 países e expandindo sua força de trabalho em quase dez vezes (de 75 colaboradores em 2009 para mais de 600 atualmente).


O Gripen Brasileiro, desenvolvido em parceria com a Saab, teve importante papel nesta trajetória. Desde 2009, a Akaer participou ativamente do programa, que renovou a frota de aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) e iniciou um dos maiores programas de transferência de tecnologia da história do país, beneficiando a Base Industrial de Defesa.

A Akaer foi responsável pelos trabalhos de engenharia e design de estruturas da aeronave, instalação de sistemas e industrialização. Devido a esta parceria, a Akaer recebeu transferência de tecnologia e desenvolveu capacidades para atender outros mercados. E, a partir de 2021, à medida em que suas atividades no programa diminuíram naturalmente, a empresa direcionou seus esforços para novos projetos e novas oportunidades de negócios.

A cooperação e futuras participações em projetos com a Saab permanecerão de grande importância para Akaer, proporcionando oportunidades futuras para a exploração de novos negócios.

A recompra das ações faz parte do plano estratégico de crescimento da Akaer que, impulsionada por seu rápido progresso, tem avançado eficazmente em sua consolidação no Brasil como importante Empresa Estratégica de Defesa (EED) e obtido sucesso em seu processo de internacionalização através da busca de novas fronteiras e mercados.

A operação demonstra a confiança da empresa em seu consistente movimento de expansão, regido pela disciplina na alocação de investimentos e pelo compromisso com a excelência em seus produtos e serviços.

Akaer Participações S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também