22 agosto 2023

Exercício Fornovo III: Tropas do Sistema de Prontidão se preparam para certificação


Lorena e Piquete (SP) – Integrantes dos 2º, 5º e 6º Batalhões de Infantaria Leve (BIL) participaram do treinamento Fornovo III na região de Lorena (SP) e da Fábrica Presidente Vargas, em Piquete (SP), entre os dias 13 e 20 de agosto.

Os militares realizaram um assalto aeromóvel com o emprego de aeronaves do 1º e do 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx). O assalto aeromóvel tem por objetivo deslocar tropas adestradas e equipadas, visando à conquista de regiões do terreno e/ou destruição de forças ou instalações inimigas.

Em seguida, os militares executaram uma infiltração a pé noturna, forma de manobra tática ofensiva na qual procura-se desdobrar uma força à retaguarda de uma posição inimiga por meio de um deslocamento dissimulado.

A atividade faz parte da preparação da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) para uma certificação que ocorrerá no mês de setembro em que tropas que compõem o Sistema de Prontidão do Exército Brasileiro (SISPRON) serão avaliadas.

No treinamento Fornovo III, as subunidades integrantes da Força-tarefa Aeromóvel Bandeirantes foram certificadas, reforçando a prontidão das tropas e otimizando sua eficiência nas missões de defesa e segurança externa.


HM-4 Jaguar


Metralhadora MAG 7,62 mm

HM-1 Pantera K2


Canhão Sem Recuo Carl Gustaf 84 mm


Metralhadora MAG 7,62 mm

Fuzil de Assalto IMBEL IA2 5,56 mm

Fuzil IMBEL M964A1 MD1 PARAFAL 7,62 mm

FONTE: COTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também