15 agosto 2023

Centro Tecnológico do Exército recebe lote-piloto do Monóculo OLHAR


São Carlos (SP) – No mês de julho de 2023, nas instalações da empresa OPTO S&D do grupo AKAER, engenheiros militares do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) realizaram o recebimento do lote-piloto de 21 unidades do Monóculo de Imagem Térmica OLHAR e de seus acessórios, marco que encerra a terceira fase do projeto.

Iniciado em outubro de 2019, o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento do Monóculo de Imagem Térmica OLHAR foi concebido em 4 fases. As fases 1, 2 e 3, já encerradas, compreendem, respectivamente, a fabricação de protótipos, a avaliação dos protótipos e a fabricação do lote-piloto. A fase 4, em andamento, consiste na avaliação do lote-piloto.




O Monóculo OLHAR foi projetado com o que há de mais avançado em microeletrônica, mecânica de precisão e óptica para atender aos requisitos operacionais e técnicos homologados para o Sistema Combatente Brasileiro (COBRA). Com massa e dimensões reduzidas, o equipamento oferece rápido acoplamento a armamentos e capacetes, contando ainda com a possibilidade de troca de objetivas para execução de disparos de precisão. Durante a fase de avaliação dos protótipos no Centro de Avaliações do Exército, foi constatado que o equipamento atinge distâncias de Detecção, Reconhecimento e Identificação compatíveis com os melhores monóculos termais do mercado.

A fabricação do lote-piloto do Monóculo OLHAR é um marco importante no desenvolvimento de equipamentos de imagem térmica no Brasil, mostrando que tanto a indústria nacional quanto o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) têm plenas condições de prover a Força Terrestre com Sistemas e Materiais de Emprego Militar de excelente qualidade.

Fotos: CTEx
FONTE: Centro Tecnológico do Exército

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também