30 agosto 2023

A atuação fundamental do H-36 Caracal no Exercício Conjunto Tápio 2023

O EXCON Tápio 2023 contou com a presença imponente e estratégica do helicóptero H-36 Caracal, que desempenhou um papel essencial em missões variadas, demonstrando sua versatilidade e eficiência operacional



Na Base Aérea de Campo Grande (BACG), o helicóptero H-36 Caracal, uma das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), prova sua capacidade de enfrentar desafios complexos ao participar de diversas missões ao longo do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2023.

O H-36 Caracal desempenha um papel fundamental em operações como o resgate e a recuperação de militares em situações de risco, agindo com precisão em ambientes desafiadores. Além disso, participa ativamente do transporte de tropas e cargas, fornecendo suporte essencial para as equipes em solo.


O piloto do H-36 Caracal do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) - Esquadrão Puma, Tenente Aviador Claudio Alves de Oliveira Junior, enfatiza a importância do helicóptero nessas operações. "É uma peça fundamental no sucesso das missões que ocorrem aqui no Exercício Tápio 2023. Sua capacidade de transporte, resgate e apoio logístico garante que possamos cumprir nossas ações com eficiência e segurança", destaca.


A presença do H-36 Caracal também é essencial para reforçar a integração das Forças Armadas do Brasil e a importância da interoperabilidade para alcançar objetivos estratégicos. Sua atuação no Exercício não apenas demonstra a tecnologia avançada e a eficiência operacional da aeronave, como também ressalta a habilidade das equipes em enfrentar cenários desafiadores com confiança e profissionalismo.

H-36 Caracal



O H-36 Caracal, com capacidade para transportar até 27 passageiros ou 11 macas em sua configuração médica, é conhecido por sua adaptabilidade em diferentes cenários operacionais. Sua ampla cabine permite acomodar cargas variadas, desde equipamentos até suprimentos médicos. Essa flexibilidade possibilita que o helicóptero seja utilizado em uma ampla gama de missões, incluindo Evacuações Aeromédicas, resgate em áreas remotas e desdobramento de tropas em zonas de conflito.

Dotado de sistemas avançados de navegação, comunicação e proteção, a aeronave é capaz de operar em ambientes desafiadores, proporcionando às tripulações maior segurança e eficiência. Seus motores e sistema de rotor sofisticado permitem voos de longa distância, velocidade operacional elevada e possibilidade de decolagem e de pouso em diferentes condições climáticas e locais. Além disso, o helicóptero possui capacidade para operações noturnas e recursos para utilização de sistemas de armas integrados, aumentando sua eficácia em missões de apoio tático.


Na FAB, o Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) - Esquadrão Puma, localizado em Santa Cruz (RJ) e o Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) - Esquadrão Falcão, operam a aeronave H-36 Caracal. Tendo participado de diversas missões reais, como as que ocorreram em Brumadinho e, mais recentemente, na ajuda ao resgate de tripulantes a aeronave EC-120 que desapareceu no Amapá (AP).


Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER e Soldado Riboli/ BACG
Vídeo: Sargento André Souza/ CECOMSAER
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também