16 junho 2023

Novos meios são entregues ao Setor Operativo do Corpo de Fuzileiros Navais

Entrega foi feita durante cerimônia de formatura de 423 sargentos fuzileiros navais



Por Primeiro-Tenente (RM2-T) Thaís Cerqueira - Rio de Janeiro, RJ

Foram entregues, ao Setor Operativo do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), nesta quarta (14), as novas viaturas operativas recentemente adquiridas pela Marinha do Brasil (MB), a Viatura Blindada Leve sobre Rodas 4X4 JLTV (Joint Light Tactical Vehicle), a Viatura 4X4 UNIMOG U5000 e a Viatura TNE ¾ Ton L-200 Triton militarizada. A chegada dos meios ocorreu durante cerimônia realizada no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), localizado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Eles materializam os esforços do CFN em dotar-se de meios modernos para manter suas capacidades em atuar nas mais diversas situações, garantindo a prontidão operativa, as condições de pronto emprego e o caráter anfíbio e expedicionário.

De acordo com o Comandante do Batalhão de Blindados dos Fuzileiros Navais, o Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval) Rodrigo Ramos Ferreira, a necessidade da aquisição desses novos meios tem o objetivo de manter as diversas capacidades do CFN. “Esses meios são o que temos de mais moderno no mundo, inclusive, eles são usados no Exército e nas tropas de Fuzileiros Navais americanos. O intuito é manter uma tropa de pronto emprego expedicionária, uma tropa confiável para qualquer tipo de operação”.

Viatura JLTV

A viatura JLTV atende especialmente à demanda de utilização desses veículos em ambientes urbanos e provém a proteção adequada aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais nas mais diferentes missões no Brasil e no exterior. O blindado vai contribuir para a atuação em operações de guerra naval, de paz e de Garantia da Lei e da Ordem, de assistência humanitária e de apoio à defesa civil.

Sargentos Fuzileiros Navais são formados


Na ocasião, houve a formatura do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento de 423 militares e o Juramento à Bandeira Nacional dos 25 alunos do Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). Entre os formados, há três estrangeiros: um de Cabo Verde e dois de São Tomé e Príncipe.




De acordo com o Comandante do CIASC, o Contra-Almirante (Fuzileiro Naval) Paulo Roberto Saraiva, hoje é um dia importante, tanto para os militares quanto para a MB. “A Marinha hoje ganha uma turma de mais de 400 novos sargentos, são profissionais muito importantes para o Corpo de Fuzileiros Navais. Depois de seis meses de um curso muito exigente, que, certamente, tomou significativo tempo do convívio familiar, esse momento marca uma grande conquista. É a construção de um futuro promissor na carreira e de estender isso às suas famílias. Para nós, é um dia de festa, realização e congratulação pelo sucesso do processo de formação”.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também