22 junho 2023

Exército e Embraer unem forças na defesa aérea da Amazônia


Por LRCA Defense Consulting

O Comando Militar da Amazônia apoiou o desdobramento logístico do Radar M200 Vigilante na cidade de Parintins (AM) em coordenação com a Prefeitura Municipal de Parintins e a Administração do Aeroporto Júlio Belém em Parintins.

O radar encontra-se na fase de homologação operacional e o seu deslocamento aéreo empregando a aeronave KC-390 Millenium da Força Aérea Brasileira (FAB) atende ao requisito operacional de desdobramento por modal aéreo.

O projeto do radar M200Vig é uma parceria entre o Exército Brasileiro e a empresa Embraer Defesa e Segurança.


A principal missão do novo radar Saber M200 Vigilante é a detecção e identificação de alvos, fornecendo dados para o sistema de artilharia antiaérea. O equipamento, que será utilizado pelos grupos de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro, detecta aeronaves ao seu redor em um raio máximo de 200 km (150 km para aeronaves de combate), utilizando tecnologia de varredura eletrônica ativa.

O radar garante uma cobertura de 360° por meio de quatro conjuntos de antenas fixas, cada conjunto cobrindo um setor de 100°, com algum recobrimento entre eles.

O sistema possui ainda um radar secundário, que executa atividades de controle de tráfego aéreo, possibilitando a identificação das aeronaves detectadas, classificando-as como amigas ou inimigas.

No vídeo de lançamento abaixo, saiba mais sobre o radar Saber M200 Vigilante produzido pela Embraer.


Com informações do Exército Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também