29 junho 2023

Airbus vai estudar a criação de concorrente do KC-390

O A400M Atlas poderá ser a base do novo cargueiro europeu. (Foto: Ronnie Macdonald)

Por Redação Revista ASAS

O Fundo de Defesa Europeu irá investir 30 milhões de Euros nos estudos iniciais do projeto European Tactical Transportation (Fasett). Na prática, a Airbus vai liderar um consórcio de 33 empresas de 12 países para criar o esboço do que poderá vir a se tornar um concorrente direto do KC-390, da Embraer.

Os estudos devem durar cerca de 18 meses. O cronograma já foi definido: caso seja decidido pelo desenvolvimento da aeronave, as entregas precisam ocorrer no horizonte de 2030 a 2040. As possíveis semelhanças com o A400M já fez surgir o apelido “A200”, por se tratar de uma versão reduzida. Porém, ainda não há nada oficial.

Nesta fase inicial, o projeto Fasett irá avaliar a viabilidade técnica e de mercado para o desenvolvimento de uma aeronave para substituir os C-130 Hércules, bem como outras aeronaves menores, como o C-27, o C-295 e C-160. Um dos principais pré-requisitos é poder levar a bordo uma nova geração de veículos terrestres dos exército europeus.

Um dos obstáculos é se a possível nova aeronave teria espaço de mercado entre o C-130J, já selecionado por Alemanha, Dinamarca, França, Itália, Noruega, Suécia e Reino Unido, e o KC-390, selecionado por Portugal, Países Baixos e Hungria, além de estar próximo de ser anunciado por República Tcheca e Áustria. Vários desses países, porém, integram a nova iniciativa europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também