23 junho 2023

AIAB participa do SSP23 (Space Studies Program)

Evento mundial de estudos espaciais será realizado em São José dos Campos (SP) a partir de segunda-feira (26)



A Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) marca sua presença no SSP23 (Space Studies Program), como participante e patrocinadora desse evento internacional voltado ao segmento espacial.

Organizada pela ISU (International Space University), a 35ª edição do Programa de Estudos Espaciais ocorrerá até o dia 25 de agosto, em São José dos Campos (SP). A ISU conta com três parceiros na realização do evento: o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Prefeitura de São José dos Campos. É a primeira vez que o SSP ocorre no Brasil.

O evento tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e da Força Aérea Brasileira (FAB). Além disso, conta com a contribuição das empresas e instituições patrocinadoras, como a AIAB.

“Reconhecemos a importância do SSP para a formação e especialização de profissionais e gestores que atuam no setor espacial. Nossa maior expectativa, no entanto, é que o SSP contribua para desmistificar o setor espacial para a sociedade brasileira, demonstrando que investimentos em programas espaciais não visam apenas a colonização de Marte ou a mineração na Lua, mas, em países como o Brasil, destinam-se, sobretudo, a construir uma infraestrutura indispensável para alcançar autonomia para garantir ao cidadão serviços bancários, telefonia móvel, internet, transporte, comércio eletrônico, energia elétrica, dentre tanto outros serviços essenciais do seu cotidiano”, afirma o presidente da AIAB, Julio Shidara.

O vice-presidente da AIAB e sócio-diretor da empresa Fibraforte, Jadir Nogueira Gonçalves, reforça que a disponibilização de conhecimento científico para o público profissional e o público interessado, como jovens estudantes, é de extrema relevância para o futuro do Programa Espacial Brasileiro. “A realização do SSP23 no Brasil é um ganho para o setor espacial do nosso país, por isso a AIAB colabora com esse tipo de iniciativa, que amplia o conhecimento técnico e específico dos profissionais que atuam para garantir a autonomia do país e a oferta de serviços básicos e essenciais ao cidadão”, explica.

SSP23


A abertura oficial do evento será na segunda-feira, 26 de junho, às 18h, no auditório Marco Antonio Raupp, no Parque Tecnológico São José dos Campos.

Além dos estudos que serão realizados no INPE e no ITA, o SSP23 contará com atividades públicas para a sociedade em geral, como competição de robótica, palestras, painéis de astronautas, competição de lançamento de foguetes, noite de cinema, dentre outros. Esses eventos públicos ocorrerão em locais da cidade como parques, auditórios e estádios.

De acordo com a organização, o SSP oferece cursos intensivos de nove semanas, realizados todos os anos no período de junho a agosto em diferentes locais ao redor do mundo. O programa disponibiliza cursos em todas as disciplinas espaciais, bem como educação prática por meio de workshops e visitas profissionais. O SSP oferece um currículo exclusivo projetado especificamente para profissionais que estão iniciando ou mudando de área de atuação em suas carreiras espaciais. É destinado a pessoas que trabalham em áreas relacionadas ao espaço e que desejam ampliar sua base de conhecimento. Durante o SSP, os participantes atuam em projetos de equipe para enfrentar os desafios atuais e futuros no setor espacial.

Mais informações no site: https://ssp23.isunet.edu/

AIAB no Painel dos Astronautas


No dia 5 de julho, quarta-feira, das 20h30 às 22h, a AIAB participará do Painel dos Astronautas, que ocorrerá no Auditório do Centro de Formação do Educador (CEFE), localizado na Avenida Olivo Gomes, 250, bairro de Santana, zona norte de São José dos Campos. O painel contará com a presença do astronauta canadense Bob Thirsk e da astronauta e geocientista Sian Proctor, que foi selecionada como a piloto da missão Inspiration4.

Mais informações - AIAB


Rossi Comunicação

Estela Vesaro – (12) 99126-5574 – estelamarivesaro@rossicomunicacao.com.br

Valéria Rossi – (11) 99348-8562 - valeriarossi@rossicomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também