30 maio 2023

Sistema de alvos para carros de combate é inaugurado no Rio Grande do Sul


Rosário do Sul (RS) – Seis novos alvos do tipo pop-up foram inaugurados no Polígono de Tiro Tenente Lacerda para a revitalização da linha de tiro do Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul. Nos próximos meses, serão instalados seis novos alvos fixos, além de uma segunda linha de alvos móveis. As melhorias visam aprimorar o treinamento e o poder de fogo dos carros de combate do Exército Brasileiro.

O sistema de alvos estáticos e móveis foi desenvolvido pela AEL Sistemas, empresa brasileira de tecnologia em defesa. A linha móvel é composta por um trilho de 140 metros, que possui um dispositivo comportando o alvo, que pode se movimentar com velocidade de até 30 km por hora. Para os alvos fixos, foram construídas novas bermas de proteção que comportam os dispositivos de elevação de alvos (pop-ups).

Alvo móvel

Unidade de Controle de alvos - Sala de Direção

Alvo fixo

O funcionamento dos alvos é controlado por uma equipe de instrutores, treinados pela AEL Sistemas, que monitoram as atividades a partir da sala de direção, localizada na torre de observação da pista de tiro. Por meio de um software, os instrutores acionam a elevação e a movimentação dos alvos.

O 4º Regimento de Carros de Combate realizou uma demonstração do novo sistema a autoridades e técnicos presentes. O Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, enfatizou a importância de somar capacidades com instituições parceiras para a superação de desafios. Já o Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, General de Brigada Ribeiro, destacou que as novas capacidades do estande tiro de tiro proporcionam às tropas blindadas e mecanizadas uma capacidade de adestramento de alto nível, oportunizando melhores condições de cumprirmos a missão de defender a Pátria.

Veja como foi a inauguração da pista de tiro


Fotos: 4º RCC
FONTE: 3ª Divisão de Exército

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também