11 março 2023

Nova versão do Guarani – Transporte de morteiro de 81 mm


Por Paulo Roberto Bastos Jr.*

Na manhã de ontem, dia 10 de março, durante a cerimônia de entrega de material fabricado e revitalizado pelo Arsenal de Guerra do Rio (AGR), o “Arsenal Dom João VI”, subordinado a Diretoria de Fabricação (DF), foi apresentado o protótipo da viatura blindado de transporte pessoal (VBTP) 6X6 Guarani com o kit para de transporte de morteiro 81 mm.

Denominado inicialmente de ATMM (Acessório para Transporte do Morteiro e Munições), este sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), a partir de experiências realizadas pelo 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado (1º RC Mec), de Itaqui (RS), nos anos de 2021/22, e de acordo com a diretriz EB20-D-04.012, aprovada em setembro de 2022. Foi totalmente fabricado pelo AGR, com componentes da indústria nacional, e tem como finalidade dotar as frações de tropa responsáveis por prover o apoio de fogo indireto com o morteiro de 81 mm nas brigadas mecanizadas, as “Brigadas Guarani”, em nível de pelotões ou companhias/esquadrões, com a mesma mobilidade e proteção da tropa apoiada.



Esquema do ATMM

O Guarani com o ATMM transportará um morteiro AGR de 81 mm (Mrt Me Acg 81 mm) e 63 granadas (todas acondicionadas de forma segura), bem como toda a sua guarnição, composta pelo comandante, motorista, atirador, auxiliar do atirador e municiador.

Um dos requisitos do projeto foi que a viatura não deveria ter que passar por modificações em sua estrutura (cortes, furos, soldas, etc.), sendo aproveitados os pontos de fixação e ancoragem já existentes (pontos de fixação dos assentos da guarnição embarcada), o que permitirá que sua conversão (e “desconversão”) seja feita nos Parques Regionais de Manutenção ou Batalhões Logísticos, após a capacitação para montagem desmontagem de seus militares pelo AGR, que será o responsável por sua fabricação.

Por conta da distribuição de peso, o kit foi desenvolvido para ser utilizado nas VBTP 6X6 Guarani dotadas de torre blindada manual Platt, não influindo em sua flutuabilidade, sendo que a viatura utilizada como protótipo pertence ao 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado – Escola (1º BI Mec -Es), do Rio de janeiro (RJ), e este passará por uma colaboração técnica junto ao Centro de Avaliações do Exército (CAEx) nos próximos meses.



Detalhes do interior da viatura com o ATMM

A demanda do EB para este tipo de viatura é de 180 unidades e a previsão do AGR é de produzir 50 destes kits por ano, sendo que, ainda em 2023, será entregue mais um protótipo pronto para testes e 15 kits, que servirão para a montagem da linha de produção.

É importante ressaltar que esta versão não é um substituto para o projeto da viatura blindada de combate – morteiro (VBC Mrt) 6X6 Guarani, cuja Consulta Pública para aquisição (“request for quote” – RFQ) está prevista para este ano, que objetiva atender a demanda das brigadas Guarani para uma viatura de combate dotada de um morteiro de 120 mm, a serem empregadas em nível de batalhão/regimento.

Este é mais um trabalho que mostra a competência da Força Terrestre em atender as demandas de suas tropas operacionais, com soluções de engenharia confiáveis e de forma autônoma.

Além do Guarani ATMM, foram apresentados mais 10 morteiros de 120 mm, prontos para serem entregues, e a pá-carregadeira com kit de blindagens para operações GLO, que passará entregue ao CAEx para avaliação (Fotos: AGR)


Copyright © 2023 todos os direitos reservados

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida em qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônica ou mecanicamente, exceto nos termos permitidos pela lei, sem a autorização prévia e expressa do titular do direito de autor.


FONTE: Tecnologia & Defesa

*Sobre o Autor: Paulo Roberto Bastos Jr.
Engenheiro de automação e Pesquisador militar, especialista em blindados e forças motomecanizadas da América Latina e Caribe.


Nota do Defesa Brasil Notícias: Matéria reproduzida com autorização do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também