18 março 2023

Gripen E: Controlando o espectro eletromagnético – criando o domínio do ar

Capacidade de combate decisiva criada pelo sistema de guerra eletrônica de última geração do caça Gripen E



Redação Forças de Defesa

A Guerra Eletrônica (EW) geralmente se refere à ação militar envolvendo o uso de efetores Eletromagnéticos (EM) e Energia Direcionada (DE). Ao longo de décadas, a EW moderna cresceu aos trancos e barrancos desde os dias de simples bloqueio de radares e sistemas de comunicação de rádio. Hoje, muitas vezes é percebida como sentir e ver, enganar e negar para garantir a capacidade de sobrevivência eficiente da missão. No entanto, nos ambientes de missão altamente contestados e em rápida mudança do futuro, isso não pode mais ser verdade?


Mas vamos começar do início… no domínio dos caças, EW é fundamentalmente dividida em três divisões:

  • Proteção Eletrônica (EP); inclui ações tomadas para proteger pessoal, equipamento e instalações dos efeitos do uso hostil, neutro ou amigável de EW, bem como fenômenos naturais que degradam, neutralizam ou destroem a própria capacidade de combate.
  • Ataque Eletrônico (EA); envolve o uso de energia EM, DE ou armas antirradiação para atacar pessoas, equipamentos ou instalações com a intenção de degradar (suprimir), neutralizar ou destruir a capacidade de combate do inimigo.
  • Suporte Eletrônico (ES); refere-se a ações para procurar, interceptar, identificar e localizar fontes emissoras com a finalidade de reconhecimento imediato de ameaças, direcionamento, planejamento e condução de operações futuras.

Receptor e transmissor de quadrante na ponta da asa do Gripen E

Alerta de aproximação de míssil (MAWSU)

Os modernos sistemas de radar e defesa aérea estão cada vez mais ágeis em sua operação. Por meio do uso das tecnologias mais recentes, redes ágeis e novos métodos operacionais adaptativos, os pilotos de caça de hoje enfrentam ambientes de sinal extremamente complexos e voláteis. Isso significa que os requisitos das unidades de combate modernas e suas capacidades EW são muito exigentes.

Uma maneira de superar esses desafios é a utilização do Network Enabled Warfare, onde sensores e sistemas, tanto a bordo quanto em outras plataformas, trabalham de forma colaborativa. Isso permite a execução da missão EW de maneiras totalmente novas e eficientes que são imprevisíveis do ponto de vista dos adversários.

A troca automatizada de informações, combinada com a altamente evoluída Human Machine Collaboration (HMC) no Gripen E, oferece uma vantagem decisiva de informações que garante o curso de ação correto em todos os momentos do combate. Como resultado, o sistema garante consciência situacional única, capacidade de sobrevivência e letalidade otimizadas e sucesso de missão maximizado para cada missão.

Proteção Eletrônica Aprimorada, Ataque Eletrônico e Capacidade ISTAR


O Gripen EW System fornece proteção eletrônica maximizando o uso de tecnologias e aplicações de ponta. Ele oferece ampla cobertura espectral esférica de 360 graus, fornecendo assim a cada Gripen E um escudo eletrônico, proporcionando capacidade de sobrevivência em ambientes altamente contestados. O sistema funciona perfeitamente com o Radar Warning Receiver (RWR), o Missile Approach Warning System (MAWS), o dispensador BOL e outras contramedidas passivas e ativas.

O poderoso Sistema EW do Gripen E pode ser usado ofensivamente para missões de Ataque Eletrônico. Uma combinação de recursos de bloqueio interno e externo, recursos de radar personalizados, bem como chamarizes lançados do ar são usados, para combater, prevenir e confundir qualquer ameaça, eliminando significativamente a capacidade de combate do adversário de longo alcance. O sistema Gripen Electronic Counter Measures (ECM) pode suprimir com eficiência e degradar significativamente as habilidades de detecção, rastreamento e direcionamento de sensores e sistemas de armas do adversário.



A capacidade de Suporte Eletrônico do Gripen E é criada pelo uso altamente integrado do radar AESA, RWR e seus recursos de medição de sinal eletrônico, para detectar, identificar e localizar todas as fontes de energia EM irradiada. Isso permite recursos completos de inteligência de combate, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento (Combat ISTAR) no Gripen E, fornecendo um suporte muito valioso para todas as forças de combate amigas em cooperação.


Cockpit do F-39 Gripen

Como resultado do exposto acima e da arquitetura aberta do Gripen E, métodos/técnicas de software avançadas e o particionamento funcional da funcionalidade de voo e missão crítica, o Gripen foi projetado para ser facilmente adaptável, pois novos recursos podem ser rapidamente introduzidos no sistema quando novas ameaças surgem e à medida que novas tecnologias evoluem. Isso garantirá a relevância operacional contínua do Gripen E ao longo da vida útil da plataforma e dará ao Gripen E todos os recursos necessários para controlar o espectro eletromagnético e fornecer domínio aéreo em ambientes de alta ameaça nas próximas décadas.

NOTA: A primeira geração do alerta de radar da Saab foi instalada em um Saab 32 Lansen há mais de 60 anos durante a Guerra Fria. Como pioneiros em Guerra Eletrônica, a filosofia da Saab sempre foi investir em tecnologias inovadoras para detectar, enganar e combater ameaças da maneira mais inteligente possível.

FONTE: Saab, via Poder Aéreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também