31 março 2023

Embraer KC-390 para a Áustria?

Há sinais crescentes de que a Áustria está interessada no KC-390 da Embraer, que busca por um sucessor para os seus C-130K Hercules. Em Beja, delegados dos futuros Estados utilizadores inspecionam o primeiro KC-390 de Portugal, entre eles, representantes da Áustria.


KC-390 de Portugal

Por Patrick Zwerger - Flug Revue

As Forças Armadas da Áustria logo precisarão de um substituto para seu decrépito Lockheed C-130K. O fim do serviço para os quatro cargueiros Hercules que a Áustria opera desde março de 2003, comprados de segunda mão, está previsto para 2030, o mais tardar. Na busca por um modelo sucessor, políticos e militares da República Alpina aparentemente se apaixonaram pela aeronave brasileira. O Embraer KC-390 foi negociado na Áustria como um candidato forte por meses. E a Embraer fica feliz em receber a bola. Em setembro de 2022, a fabricante enviou um KC-390 para o Airpower, em Zeltweg, o maior show aéreo da Áustria. E de 28 a 31 de março, representantes da Áustria estiveram em um evento de vários dias em Portugal, onde o foco foi o primeiro KC-390 construído para Portugal.

No Airpower 2022, em Zeltweg, a Embraer apresentou um KC-390 na exibição estática – estacionado entre um C-130K da Áustria (atrás) e um C-295 da Airbus

Conhecendo o KC-390 em Portugal

Além dos austríacos (e dos próprios anfitriões, claro), estiveram presentes no encontro delegações do Brasil, Holanda, Hungria e República Checa, segundo informações da Força Aérea Portuguesa. O plano incluía não só uma visão detalhada da própria aeronave, mas também uma visita às instalações associadas na base, que Portugal criou especialmente para o KC-390. Apresentações sobre a aeronave completaram o evento, que, segundo informações portuguesas, se destinava expressamente a servir de “plataforma de troca de experiências e ideias” sobre o KC-390.

Não mais um exótico

A Força Aérea de Portugal foi o primeiro cliente de exportação a encomendar cinco KC-390 da Embraer em 2019. A primeira aeronave chegou à Base Aérea de Beja em outubro de 2022, onde desde então está sendo preparada para operação. Portugal também está substituindo seus quatro antigos cargueiros Hercules pelo KC-390 – assim como a Holanda, que também encomendou cinco unidades da Embraer. Há também dois KC-390 para a Hungria, país vizinho da Áustria, na carteira de pedidos. Eles devem assumir as tarefas do Antonov An-26, que já foi aposentado. A República Tcheca ainda não assinou um contrato firme, mas também tem a ideia de adquirir duas aeronaves e atua como parceira estratégica do KC-390. O KC-390 há muito perdeu o status de exótico na Europa.

A Hungria, vizinha da Áustria, encomendou dois KC-390. A foto é da primeira aeronave em montagem final, tirada em outubro de 2022

No papel de favorito

De acordo com relatos da mídia, o governo da Áustria está se esforçando para tomar uma decisão final sobre a questão das aeronaves antes do verão. Além do KC-390, o Lockheed Martin C-130J Super Hercules 
(novos e usados), o Alenia C-27J, possivelmente o C-295 e, segundo algumas fontes, até o A400M da Airbus estão a ser considerados como candidatos - pelo menos em papel. No entanto, a aeronave da Embraer é agora provavelmente a favorita entre os concorrentes. O A400M é demasiado grande e caro; embora o C-295 e o C-27J custem menos, eles provavelmente seriam muito pequenos. Por outro lado, o KC-390 é considerado mais moderno e potente que o C-130J, tem compartimento de carga mais largo que o Super Hercules, e poderia muito provavelmente estar no pátio dentro do prazo exigido.

Tradução e Adaptação: Defesa Brasil Notícias
FONTE: Flug Revue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também