14 fevereiro 2023

Akaer marca presença no desenvolvimento de satélites de observação da Terra


O nanossatélite VCUB1, desenvolvido pela Visiona Tecnologia Espacial com a participação da Akaer, através de sua unidade de negócios Opto Space & Defense, responsável pelo desenvolvimento e fabricação da câmera óptica multiespectral, cuja campanha de testes para determinação do eixo óptico foram feitas nas instalações da empresa, na cidade de São Carlos (SP).

Câmera E3UCAM

Mais eficiente e evoluída que as tradicionais, a câmera E3UCAM da Opto possui massa menor que 5kg e tamanho 300x100x100mm. Com capacidade para fazer imagens da superfície terrestre em alta definição, a E3UCAM é capaz de identificar objetos menores que 3,5 metros em até 4 bandas espectrais e uma faixa de varredura terrestre de 14Km.

"A E3UCAM foi desenvolvida para o mercado New Space, sendo concebida dentro de um conceito de família de câmeras, flexibilizando a carga útil do satélite com a composição de várias câmeras, ampliando assim, a quantidade de bandas ou a faixa de varredura terrestre. Essa flexibilidade é um importante diferencial, pois a arquitetura óptica pode ser escalada para diferentes plataformas de nanossatélites", ressalta Claudio Carvas da OPTO.

E por falar em satélites, você sabia que a Akaer é a responsável por todas as câmeras dos satélites de observação da Terra? As câmeras estão embarcadas no CBERS 4, CBERS 4A e Amazônia 1, que já estão em operação, e mais recentemente a Akaer venceu a Seleção Pública da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) para o desenvolvimento do "Satélite observação da Terra de alta resolução".

O VCUB1 será lançado ainda em 2023, pela empresa americana SpaceX .


FONTE: Akaer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também