10 dezembro 2022

7ª Mostra BID: Defesa promove demonstração real de projetos estratégicos


Formosa (GO), 08/12/2022 - O Ministério da Defesa (MD) promoveu, nesta quarta-feira (7), no âmbito da 7ª Mostra BID Brasil, uma demonstração ao vivo de projetos estratégicos de defesa do País. A apresentação foi realizada a uma comitiva de 50 autoridades nacionais e estrangeiras, de 14 países, durante visita ao Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex), no Forte de Santa Bárbara, em Formosa (GO).


Integraram o grupo os Embaixadores de Burkina Faso, Mali e Indonésia; representantes das embaixadas da da Colômbia, Panamá, Tanzânia, Vietnã, e de outros países como Benin, Equador, Marrocos e Suriname; além de militares de alta patente e empresários também do Brasil.


Inicialmente, a comitiva assistiu a palestras de empresas fabricantes de produtos de defesa, como Iveco, Ares, Condor e Avibras. Em seguida, os visitantes conheceram os veículos do Sistema ASTROS de Lançamento Múltiplo de Foguetes e de Posto de Comando e Controle (PCC), fabricados pela indústria brasileira Avibras, e os blindados Guarani, de ataque e transporte de tropa, produzidos pela Iveco.

Outros destaques foram o lançamento de mísseis de calibres variados e o desfile motorizado de uma bateria, ambos integrantes do Sistema ASTROS. Já no pavilhão do Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, os visitantes assistiram a uma simulação, por computador e em telas gigantes, do lançamento múltiplo de mísseis a partir de veículos em campo de batalha.

O roteiro da visita também incluiu a apresentação real de produtos não-letais da empresa Condor, tais como bombas de gás lacrimogêneo; pistolas de gás pimenta, de jato de espuma e de choque elétrico (Taser). E, ainda, uma demonstração real, em campo aberto, do desempenho do blindado Guarani em simulações de ataque, apresentando um sistema de armas remotamente controladas desenvolvido pelo Exército Brasileiro em parceria com a Ares.


Mostra BID Brasil – A sétima edição da Mostra reuniu mais de 3 mil participantes e 90 expositores. Ao fazer um balanço dos três dias do evento, o Secretário de Produtos de Defesa, General Luis Antônio Duizit Brito, destacou a atuação positiva da Pasta na consolidação do incentivo da BID. “O encontro fortaleceu, ainda mais, parcerias entre empresas públicas e privadas, além de associações. Isso permite a promoção e o incremento da base industrial de defesa nacional como indutor de autonomia tecnológica e soberania, bem como a geração de emprego e renda ao nosso País”, assinalou.


Durante as atividades da quarta-feira (7) no evento, o MD também apresentou um fórum temático na área de Defesa. Destaque para o painel sobre o Termo de Licitação Especial (TLE), que facilita a aquisição de Produtos de Defesa (PROD) e Estratégicos de Defesa (PED) . A modalidade especial de licitação, antes disponível apenas à Pasta e às Forças Armadas, agora poderá ser acessada por outras entidades, como as Secretarias de Segurança.


Vídeo: ABIMDE
Fotos: Hamilton Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também