04 novembro 2022

Black Hawk controlado por computador cumpre três missões em teste bem sucedido


O Pentágono, por meio da Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA), realizou no dia 2 de novembro três testes bem sucedidos com um helicóptero Black Hawk modificado para operar sem tripulação. A atividade foi realizada em um campo de testes no Arizona.

As três missões foram: transporte de carga para um cenário de campo de batalha, transporte com carga levada em guincho e uma evacuação aeromédica. Esta última missão é apontada pelo próprio Pentágono como uma das mais arriscadas para um ambiente hostil, sendo muitas vezes realizadas sob fogo inimigo.


O primeiro voo do UH-60 Black Hawk sem piloto, chamado pela Sikorsky de Matrix, ocorreu em fevereiro. De lá para cá, foi ampliado o leque operacional de cada atividade aérea, incluindo uma viagem de 134 km e o transporte de até 1.180 kg de carga externa.

A ideia, porém, não é substituir pilotos. O objetivo é proporcionar maior flexibilidade, seja para operar, por exemplo, com um único tripulante, seja para que eles possam ter auxílio em missões mais complexas.

A meta agora é criar o mesmo sistema para os helicópteros CH-53 K, também da Sikorsky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também