24 outubro 2022

CAEx apoia teste de validação de munição Tiro 105mm AE pela IMBEL


Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” apoiou, em 20 e 21 de outubro, a realização do tiro técnico para validação da munição Tiro 105 milímetros Alto Explosivo (Tiro 105mm AE), fabricada pela Indústria de Material Bélico do Brasil-Fábrica de Juiz de Fora (IMBEL-FJF) e que será entregue ao Exército Brasileiro no corrente mês.

A atividade, que ocorreu nas Linhas I e V, contou com a presença de engenheiros e técnicos da IMBEL-FJF e de militares do CAEx e do 31º Grupo de Artilharia de Campanha Escola (31º GAC - Es), Grupo Escola de Artilharia. Inicialmente, houve a inspeção visual e metrológica nos elementos da munição, que foi climatizada em câmaras, conforme as temperaturas previstas nas normas vigentes.

Durante o tiro foram aferidas a velocidade inicial do projétil e a precisão no alvo para atendimento aos requisitos técnicos e de segurança na produção de munições pesadas. O evento é imprescindível para o ajuste dos parâmetros de produção e verificação do desempenho do material de emprego militar e se constitui em importante participação do Sistema de Ciência Tecnologia e Inovação do Exército na geração do poder de combate da Força Terrestre e no apoio à Base Industrial de Defesa e Segurança.





FONTE: CAEx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também