06 maio 2022

CAEx realiza teste de desempenho de freio na Viatura Man de dez toneladas


Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” realizou, em 29 de abril, o Teste de Desempenho do Sistema de Freios de Serviço, após imersão em água, com a Viatura Transporte Não Especializado (VTNE) 6x6 10 t MAN, rebocando o Obuseiro 155mm M114 Autorrebocado (Ob 155mm AR), que dota unidades de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro.

O teste, que contou com o apoio do 11º Grupo de Artilharia de Campanha (11º GAC) – “Grupo Montese”, faz parte de uma Colaboração Técnica demandada pelo Chefe do Estado-Maior da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1) ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), com objetivo de aferir o desempenho do sistema de freios dos obuseiros do 11° GAC, visando garantir a segurança no transporte desses meios operativos pelos usuários.

Para a atividade foi utilizado um equipamento de teste que centraliza os dados obtidos no teste. Conectado ao equipamento, há uma antena GPS, utilizada na aquisição dos dados de distância de parada e velocidade durante a frenagem, um sensor para medição de esforço no pedal do freio e termopares (sensores de temperatura) nas rodas do caminhão e do Obuseiro, com o intuito de medir a temperatura dos elementos de fricção do freio de serviço.

A atividade desenvolvida pelo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) é fundamental para aferir a segurança e aumentar a operacionalidade dos materiais que se encontram em utilização pela tropa.





FONTE: CAEx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também