19 maio 2022

ARES apresenta simulador do UT30BR na Festa da Cavalaria


Por Paulo Roberto Bastos Jr.

A ARES Aeroespacial e Defesa participou da tradicional Festa Nacional da Cavalaria, promovida pelo Exército Brasileiro (EB) no último sábado, dia 14 de maio, no Parque Osório, em Tramandaí (RS). O evento marcou as celebrações do 214º aniversário do Patrono da Arma de Cavalaria, Marechal Manoel Luis Osório.

No evento foi apresentado o simulador do sistema de armas remotamente controlado (SARC) UT30BR, desenvolvido pela ARES para o EB, como parte do acordo fechado em entre a empresa e a Força.




O SARC UT30BR foi adquirido pelo EB para atender os requisitos de proporcionar maior poder de fogo às tropas Mecanizadas, e este, recentemente, passou por uma avaliação técnica no Centro de Avaliação do Exército (CAEx), demonstrando que sistema (viatura + armamento) atende os plenamente os Requisitos Operacionais (RO) e Técnicos, Logísticos e Industriais (RTLI), abrindo caminho para novas aquisições que completarão a dotação da Força.




A demonstração do sistema impressionou a todos os convidados, entre eles o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, o comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, o chefe do Estado-Maior do Exército, general Valério Stumpf Trindade, o comandante do Comando Militar do Sul (CMS), general Fernando José Sant’Ana Soares e Silva e diversas outras autoridades, que ficaram surpresas com o nível tecnológico do sistema.

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, acompanhado de outras autoridades, visitaram o estande da ARES e ficaram impressionado com a modernidade do sistema (Foto: Luciano Souza)

O evento, conhecido agora como “Solenidade Nacional Alusiva ao Patrono da Arma da Cavalaria”, contou com diversas apresentações hípicas, além dos blindados 6X6 VBR EE-9 Cascavel e VBTP Guarani, VBC CC Leopard 1A5 e VBTP-SL M113BR, de unidade do CMS, com o apoio aéreo de helicópteros Esquilo, Pantera e Cougar, pertencentes ao 2º Batalhão de Aviação do Exército (2° BAvEx).

O comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, na posição do atirador no simulador da UT30BR (Foto: ARES)

Fotos: Luciano Souza e ARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também