13 janeiro 2022

Centro Experimental Aramar avança na prontificação do Laboratório de Geração Nucleoelétrica

Sessão do Reator Nuclear

O Centro Experimental Aramar recebeu, em 10 de janeiro, duas das três seções da parte inferior do Reator Nuclear (Bloco 40) do Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LABGENE). As peças viabilizarão a montagem eletromecânica do Bloco, o que significa mais um passo rumo à prontificação do LABGENE.

O material recebido foi fabricado pela Nuclebrás Equipamentos Pesados, que foi contratada para concluir a parte estrutural (contenção) do Reator, e tem como objetivo proteger o ambiente da contaminação por resíduos nucleares. Por este motivo, ele é submetido a rigorosos critérios técnicos previstos em normas de engenharia, a fim de garantir a segurança nuclear (safety).

O LABGENE foi concebido como um protótipo em terra dos sistemas de propulsão que serão instalados no futuro Submarino Convencional com Propulsão Nuclear Brasileiro (SCPN), a fim de simular a operação do reator e dos diversos sistemas eletromecânicos a ele integrados, antes de sua instalação no SCPN. Pela sua característica dual de utilização, o LABGENE poderá servir de base e de laboratório para outros projetos de reator nuclear de potência no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também