02 julho 2021

LMV-BR é entregue ao CAEx


Por Paulo Roberto Bastos Jr.*

Na manhã de 30 de junho, a viatura blindada multitarefa – leve de rodas (VBMT-LR) 4x4 LMV-BR, recebida pelo Exército Brasileiro (EB) em 27 de abril, foi entregue ao Centro de Avaliação do Exército (CAEx), pela Diretoria de Fabricação (DF), para homologação operacional.

Todo o planejamento da avaliação foi elaborado em coordenação entre a DF, o CAEx e a empresa Iveco Defence Vehicles com o objetivo de otimizar os prazos e os custos da avaliação para permitir que a viatura seja distribuída à tropa no mais curto prazo, sendo que, na próxima semana, será dado início à capacitação do pessoal que irá operar a viatura durante os testes e ensaios.




Esta viatura está equipada com um sistema de armas remotamente controladas (SARC) REMAX e faz parte do primeiro lote, de 32 unidades, a ser seguidos por mais dois de 77.

Os veículos desse lote serão fabricados na unidade de Bolzano, na Itália, mas sua montagem final e integração de sistemas de armas e comando e controle (C2), será realizada na unidade de Sete Lagoas (MG), com a utilização de diversos componentes nacionais.

As unidades restantes deste lote deverão ser entregues até 2022, dentro do Programa Estratégico do Exército (Prg EE) GUARANI, como parte do processo de modernização dos meios do EB.

Com informações e imagens da Diretoria de Fabricação

FONTE: Tecnologia & Defesa

*Sobre o Autor: Paulo Roberto Bastos Jr.
Engenheiro de automação e Pesquisador militar, especialista em blindados e forças motomecanizadas da América Latina e Caribe.

Nota do Defesa Brasil Notícias: Matéria reproduzida com autorização do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também