12 março 2021

Mais compacto e mais ágil, novo blindado da PMERJ iniciará fase de testes


Dentro de 60 dias, a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro receberá o primeiro protótipo do novo modelo de blindado que passará a fazer parte da frota operacional da Corporação. Antes da entrega dos 15 veículos adquiridos, o primeiro blindado passará por uma fase de teste.

Com blindagem nível 3, capaz de suportar tiros de fuzil, pneus com gel e capacidade para transportar dez pessoas, o novo blindado oferecerá maior segurança aos policiais e proporcionará melhores condições para operar em vias estreitas e mais acidentadas.

Com preço unitário de R$ 652,5 mil, o contrato de compra estabelecido entre a SEPM e a empresa fabricante Combat Armor Defense prevê a aquisição de 15 veículos inicialmente. O primeiro protótipo será testado durante 30 dias para, em seguida, a Corporação começa a receber a frota contratada ao longo de 90 dias.

O registro de preço firmado entre a Corporação e a empresa prevê a possibilidade de entrega de outros 15 blindados com a as mesmas características, caso haja necessidade e disponibilidade orçamentária. Esse contrato tem validade até o início do ano que vem.

A licitação, que resultou na escolha da Combat, foi aberta apenas a empresas que operam no Brasil. Essa exigência, formalizada no edital, teve como um dos objetivos garantir manutenção rápida e barata dos veículos.




Inédito no país, o novo blindado foi desenvolvido pela empresa acompanhando diretrizes traçadas por especialistas da SEPM. Mesmo assim, a fase de teste se faz necessária com objetivo fazer possíveis ajustes com o emprego prático do veículo no terreno.

Depois de testado, ajustado e aprovado, os primeiros 15 veículos começam a ser entregues e passarão a operar em unidades com maior demanda, de acordo com planejamento da Subsecretaria de Gestão Operacional.

O novo blindado foi projetado para ter as seguintes dimensões físicas: de 05 a 07 metros de comprimento, em torno de 2,5 metros de largura, e entre 1,7 e 2,2 metros de altura.

"A aquisição desses novos veículos representa mais uma ação pioneira da nossa Corporação. Passaremos a operar com veículos, mais seguros, mais ágeis. Outra questão importantíssima: a manutenção. O contrato prevê manutenção rápida e barata", comemorou o Secretário da SEPM, Coronel Rogério Figueredo de Lacerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também