03 fevereiro 2021

VÍDEO: NAM ‘Atlântico’ entrando no Porto de Itajaí (SC)


Nas imagens feitas pelo canal Sobcontrolefilms, o NAM – Navio-Aeródromo Multipropósito ‘Atlântico’ entrando no Porto de Itajaí (SC), durante a Operação Aspirantex 2021.

A aquisição do então porta-helicópteros Atlântico foi anunciada em junho de 2018 pela Marinha do Brasil, que comprou a embarcação da Royal Navy (marinha britânica) por £ 84 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 415 milhões na cotação da época).

O navio, que antes se chamava HMS Ocean, foi construído na Inglaterra em 1995. De acordo com a MB, o NAM Atlântico pode navegar a velocidade de 18 nós (33,3 km/h) e tem um raio de ação de 8.000 milhas náuticas (14.816 km).

A embarcação tem capacidade para receber até 18 helicópteros, 40 veículos blindados e mais de 800 tripulantes.

Com a desativação do porta-aviões São Paulo, o Atlântico com seus 203 metros de comprimento e 21.578 toneladas de deslocamento (com carga máxima) assumiu o posto de maior embarcação da esquadra brasileira – e entre todas as marinhas da América Latina.

A embarcação é empregada pela Marinha em operações aéreas com helicópteros, operações anfíbias com tropas de Fuzileiros Navais e missões de controle de área marítima para proteção de linhas de comunicações marítimas, além de conduzir atividades de apoio logístico, de caráter humanitário, de auxílio a desastres naturais e operações de manutenção da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também