01 fevereiro 2020

VÍDEO: Chegada do Gripen NG 39-7 à Finlândia

Gripen NG 39-7 com IRST

A Saab lançou oficialmente a fase de avaliação de voo do caça Gripen E/F e da aeronave GlobalEye de alerta e controle aéreo (AEW&C) para o programa HX Challenge 2020 da Finlândia.

A aeronave de teste Gripen E 39-10 chegou à Base Aérea de Tampere-Pirkkala, ao norte de Helsinque, no dia anterior ao dia da mídia da Saab para marcar o início do seu HX Challenge em 30 de janeiro, embora, devido às más condições climáticas, tenha sido decidido não voar até o seguinte dia.

O monoposto 39-10 (o primeiro padrão de produção Gripen E) foi acompanhado pelo demonstrador Gripen NG 39-7 biposto (plataforma de teste de sensores) em 31 de janeiro.

Um GlobalEye voou das instalações da Saab em Linköping, Suécia, em 30 de janeiro com uma delegação da Força Aérea Finlandesa a bordo. Esta aeronave continuará a voar desde Linköping durante a avaliação, pois é aí que o briefing personalizado da empresa e outros equipamentos especializados relacionados estão localizados.

O Gripen E 39-10, o Gripen NG 39-7 e o GlobalEye serão avaliados até 6 de fevereiro.

Saab Gripen E e GlobalEye

A chegada da Saab na Finlândia para sua avaliação do HX Challenge seguiu passagens anteriores do Eurofighter Typhoon de 9 a 17 de janeiro e do Dassault Rafale de 20 a 28 de janeiro. Após a Saab e seu Gripen E/GlobalEye, a Lockheed Martin exibirá seu F-35A Lightning II Joint Strike Fighter de 7 a 17 de fevereiro, com a Boeing concluindo os procedimentos com suas aeronaves F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler de 18 a 26 de fevereiro.

Falando no dia da abertura da avaliação da Saab, o chefe do programa HX da empresa, Magnus Skogberg, apresentou os detalhes da oferta da empresa para a Finlândia e explicou por que ele achava que a combinação do Gripen E e do GlobalEye deu ao fabricante sueco o vantagem na competição.


FONTE: Jane’s, via Poder Aéreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também