12 fevereiro 2020

Programa de ensaios do Gripen E entra na fase tática

Radar AESA e demais componentes do sistema de Guerra Eletrônica começam a ser ensaiados



Por Guilherme Poggio

Em recente palestra proferida durante a apresentação do Gripen para a Força Aérea Finlandesa (Programa HX) no final de janeiro o Senior VP e head de Aeronáutica da Saab, Jonas Hjelm, forneceu mais alguns detalhes sobre o programa do caça sueco.

Em relação aos ensaios em voo e verificação de sistemas o programa agora está deixando as questões mais básicas referentes às funções de voo e começa a entrar definitivamente na exploração dos sistemas táticos do Gripen E.

Embora Hjelm não tenha dado maiores detalhes, a Saab a partir de agora começará a testar a ampla gama de opções que o radar de varredura eletrônica AESA Raven ES-05 pode fornecer. Este equipamento conta com um mecanismo rotatório do tipo “swashplate”, que aumenta a área de cobertura lateral do radar para além dos 90º.

Outro pacote de sistemas citado por Hjelm que deverá ser avaliado a partir deste ano é o conjunto de sistemas EW (Guerra Eletrônica). Este é um sistema bastante completo e complexo. Além do próprio radar AESA integram o sistema EW o sistema de alerta de aproximação de mísseis (Missile Approach Warning System – MAWS), cujas antenas têm tecnologia de nitreto de gálio, as iscas (decoys) dispensáveis ativas BriteCloud (da SELEX), o “jammer” (ECM) Arexis e outros.

Mesmo não sendo nominalmente citado por Hjelm o IRST Skyward-G da Selex para detecção passiva de alvos aéreos também deverá ser minuciosamente avaliado.

Outros sistemas táticos como o visor montado no capacete (Helmet Mounted Display – HMD) e o sistema de alerta de aproximação de mísseis (Missile Approach Warning System – MAWS) provavelmente serão ensaiados em breve também. Deve-se lembrar que a prioridade de ambos os clientes é a missão de superioridade aérea.

Na parte industrial o programa começa a se mover definitivamente da parte de desenvolvimento para o setor de produção e entrega de aeronaves. Sendo assim, a partir deste ano ocorrerão as entregas para os atuais clientes do programa, começando pela Força Aérea Sueca.

Primeiro Gripen E da Força Aérea Sueca na montagem final

FONTE: Poder Aéreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também