15 janeiro 2020

Gripen na fila para uma série de testes na Finlândia

Saab JAS 39E Gripen, 6002 (clique na imagem para ampliar)

O caça Gripen, juntamente com outros quatro candidatos, passará por uma série de testes que vão de 9 de janeiro a 26 de fevereiro de 2020 como parte do Programa HX da Finlândia para encontrar o próximo avião de combate do país, relata a ES&T.

O Desafio HX do programa finlandês é a primeira fase da avaliação de capacidade realizada pela Força Aérea Finlandesa (FAF). Por meio de testes e avaliações projetados na Finlândia, o Desafio procurará verificar os dados dos caças, conforme relatados por seus respectivos fabricantes. O HX Challenge será realizado sob condições finlandesas, a fim de garantir uma avaliação justa e equilibrada dos competidores.

“O objetivo do HX Challenge não é classificar os candidatos, mas garantir que os valores de desempenho relatados nas respostas à chamada de propostas sejam realmente aplicáveis ​​no ambiente operacional finlandês”, disse o coronel Juha-Pekka Keränen, diretor do Programa HX. “Utilizaremos os dados coletados na segunda e terceira fases da avaliação de capacidade”, acrescentou.

Após a conclusão do HX Challenge, a segunda fase testará o desempenho do voo através de simuladores virtuais e, durante a terceira fase, a eficiência operacional dos caças será verificada. Os testes e a avaliação do HX Challenge serão realizados na Base Aérea de Pirkkala, em Tampere, Finlândia.

O HX Fighter Program faz parte do desenvolvimento do sistema de defesa da Finlândia, criado para substituir a atual frota de F/A-18 Hornets por novos caças modernos.

De acordo com o cronograma do programa, o contrato de caça será concedido em 2021 a um dos candidatos para a compra de 64 caças, seguido pelas entregas a partir de 2025.

FONTE: Saab Gripen Blog via Poder Aéreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também