07 julho 2019

Marinha francesa antecipa aposentadoria do Lynx

Lynx

Por Henri-Pierre Grolleau, Brest

A Marinha Francesa vai aposentar seus helicópteros Westland Lynx Mk 4 (FN) remanescentes em 2020, dois anos antes do previsto anteriormente.

Um total de oito helicópteros Lynx Mk 4 (FN) permanecem na força da Flotille 34F em Lanvéoc-Poulmic. Destes, todos, exceto um, passaram por um programa de atualização limitado para introduzir melhor conectividade e permitir operação irrestrita em todo o espaço aéreo.


O Lynx Mk 4 (FN) foi planejado para se aposentar em 2022, mas com os custos de suporte subindo, a decisão agora é tomada para antecipar a data de expiração do serviço em dois anos como uma medida de economia. Nenhuma data firme foi anunciada ainda, mas sabe-se que o tipo será retirado em meados de 2020, momento em que a Flottille 34F será temporariamente desativada.

A aposentadoria antecipada do Lynx deixará uma lacuna de capacidade, já que o tipo equipado com o sonar de mergulho ativo DUAV-4 constitui o principal helicóptero antissubmarino a bordo das duas últimas fragatas F70 da Marinha francesa, La Motte-Picquet (D645) e Latouche-Tréville (D646). Estes navios, ambos baseados em Brest, são incapazes de acomodar o maior e mais pesado NH Industries NH90 Caïman.

De acordo com os planos atuais, La Motte-Picquet deverá ser desativada em 2020, com a Latouche-Tréville prevista para ser desativada dois anos depois. A decisão de antecipar a data de inatividade do Lynx significa que a Latouche-Tréville terá que operar com outro tipo de helicóptero a partir de meados de 2020 - provavelmente o AS565 Panther - mas este paliativo não será equipado com um sonar de imersão.

Prevê-se atualmente que a Flottille 34F será recomissionada em curto prazo para a operar uma frota de helicópteros Dauphin N3 / N3 + de propriedade civil, mas registrados militarmente, que serão alugados para substituir o Alouette III.

FONTE: Jane's

Tradução e Adaptação: Defesa Brasil Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também