15 maio 2020

Navio de Socorro Submarino “Guillobel” é incorporado à Marinha

Navio de Socorro Submarino “Guillobel”

Em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, o Navio de Socorro Submarino “Guillobel” (NSS “Guillobel”) foi incorporado à Armada no dia 12 de maio.

Construído por pedido da empresa ADAMS Offshore, no estaleiro Balenciaga, em Zumai, na Espanha, em 2009, o então “Adams Challenge” foi concebido para realizar mergulho profundo. Permaneceu, desde então, operando mergulho saturado nos Golfos do México e da Guiné e, mais recentemente, no Oriente Médio.

O quarto Navio de Socorro de Submarinos da centenária Força de Submarinos ostenta o nome do submarinista Almirante Renato Almeida Guillobel. Hoje, com a bandeira nacional hasteada em sua popa, o NSS “Guillobel” confere robustez ao Poder Naval brasileiro, modernizando a capacidade de resgate de tripulações de submarinos.

A incorporação deste importante meio é um marco para a atividade de mergulho, contribuindo para a segurança das operações com Ações de Submarinos, bem como a possibilidade de incremento do apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Após a incorporação, o NSS “Guillobel” passa à fase inicial de adestramento operativo, com o objetivo de buscar o seu pronto aprestamento.

O novo navio recebeu o nome do Almirante Renato Almeida Guillobel

2 comentários:

  1. Onde será seu local de operação? Arsenal ou Itaguaí? abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei ao certo, mas arriscaria dizer no Complexo Naval de Itaguaí. Abs.

      Excluir

Leia também